Imagem-solo
Categorias:

Solo vs Fertilidade

Muito se fala sobre como o solo deve ser fértil para melhor aproveitamento no plantio. Mas, o que é exatamente um solo fértil?

Um solo é considerado fértil quando fornece quantidade suficiente de nutrientes para o crescimento das plantas. E isso vai além de suas propriedades químicas. Mas também de sua estrutura física (densidade, porosidade, compactação, etc) e biológica (matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc).

Um solo com baixa fertilidade, possui deficiências que impossibilitam o pleno desenvolvimento das plantas. E em alguns casos inviabiliza o plantio na área. 

É possível tornar um solo fértil? A resposta é sim! Antes de tudo é necessária uma análise do solo em questão. Após analisar pode se utilizar diversos meios para corrigir determinados problemas.

Para um solo com baixo teor de nutrientes podemos adicionar adubo orgânico ou mineral. Que aumenta a fertilidade e reduz o rápido esgotamento. Uma alternativa natural seria a mudança de plantio para plantas leguminosas. Que ajuda a aumentar a quantidade de nitrogênio no solo. Além de potencializar a produção de húmus.

O Biochar e a fertilidade

O Biochar (Biocarvão) tem um grande potencial de melhora da qualidade do solo. Além de aumentar a absorção dos nutrientes no solo, ele também contribui para a fertilidade e à sustentabilidade da fertilidade do solo, uma vez que melhora propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Estes aspectos melhoram significativamente o crescimento, a nutrição das plantas e consequentemente, a produtividade das culturas, favorecendo os aspectos ambientais na mitigação das mudanças climáticas. Entretanto, ainda não se sabe as quantidades ótimas de biocarvão para o crescimento ideal das plantas, cuja quantidade deve ser determinada para cada tipo de solo e planta.

Isso porque, o biocarvão não é um produto padrão, suas características químicas, físicas e físico-químicas, variam de acordo com o processo de queima e seus desdobramentos (tipo de pirólise, temperatura, tempo de retenção, adição de oxigênio), tipo e granulometria da biomassa.

Para ter um bom controle da qualidade do solo é bom ter um produto de qualidade e com todas as especificações adequadas.

Visite nossa loja, continue a acompanhar o blog para saber mais, e não esqueça de nossas redes sociais.

Até logo!

Loja:

https://biocharbrasil.com/

Instagram:

https://www.instagram.com/biocharbrasil/

Facebook:

https://www.facebook.com/BiocharBrasilOficial/

Fontes:

https://myfarm.com.br/solo-fertil/

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/149714/1/2016-Marina-SIMBRAS-BiocarvaoSolo.pdf

https://www.scielo.br/pdf/cflo/v28n2/1980-5098-cflo-28-02-875.pdf

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/8-tecnologia-a-favor/1677-biocarvao-estoca-carbono-ao-solo-e-aumenta-sua-fertilidade.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *